data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Uma semana após a abertura de três ginásios do Centro Desportivo Municipal (CDM) para receberem pessoas em situação de rua, o espaço, que conta com 50 leitos, está praticamente lotado. O local foi organizado para garantir condições melhores de higiene e cuidados pessoais aos moradores de rua, que estavam vulneráveis à pandemia de coronavírus.
Conforme o superintendente de Esporte e Lazer, Givago Ribeiro, a prefeitura já possui alternativas caso seja preciso ampliar o espaço de acolhimento. Segundo ele, o ginásio principal também poderia ser ocupado, caso necessário. Há, ainda, a casa de passagem, em que existem pelo menos mais 25 vagas.
LEIA MAIS:
Como o comércio pode funcionar durante a quarentena em Santa Maria
Segundo Givago, a iniciativa vai se moldar de acordo com a evolução ou não da pandemia em Santa Maria, mas trata-se de algo temporário.
- Não é um alojamento permanente, trata-se de um acolhimento durante o período da quarentena - salienta o superintendente.
Por enquanto, os acolhidos recebem uma rotina completa, com direito a banho, higiene bucal, limpeza, lazer, esportes, atividades religiosas e as três principais refeições do dia. Todas as atividades possuem um horário estabelecido.
Até o momento, a prefeitura tem mantimentos para garantir mais 15 dias com 50 hóspedes. Além disso, o local conta com o apoio de voluntários, seja com donativos ou manutenção de atividades. Doações de alimentos não perecíveis ou roupas são aceitos. Caso alguém queira ajudar, pode levar até o local, ou entrar em contato pelo fone/whatsapp (55) 98422-8047.